Monday, July 30, 2007

Era para atestar com fruta, s.f.f. !

Pode ser que no futuro, seja isto que digamos ao gasolineiro que nos fôr colocar combustível no veículo. Uma vez que o petróleo está cada vez mais “fora de moda” graças ao seu preço, escassez e poluição ambiental, estudam-se cada vez mais as alternativas à sua utilização.
Desta vez foi a rapaziada da Universidade de Wisconsin, nos EUA, que descobriram que os açucares naturais presentes na fruta quando transformados em líquido, têm 40% mais energia quando comparado com o mesmo volume de etanol, o único combustível automóvel actualmente produzido em grandes quantidades a partir da biomassa.

Eu gostaria de vos explicar como é que, ao certo, é realizado este processo, mas admito que é muito complicado de perceber para um mero leigo na matéria. Para os que têm pretensões a serem cientistas, aconselho-vos a irem ao site da revista Nature e “queimarem” os vossos neurónios a perceber o conceito.

Por enquanto, não se entusiasmem e evitem abastecer a vossa viatura com sumo de laranja ou algo do género. Vão ficar bastante decepcionados com o resultado, acreditem. Mas o vosso mecânico vai adorar, oh se vai... .

Sumos ainda só servem para nos abastecer a nós próprios e esses sim, dão grande rendimento à máquina que é o corpo humano.

in www.nature.com

Friday, July 27, 2007

Pouca terra, muita fruta, pouca terra, muita fruta,...

Para todos os que venham a viajar no comboio Intercidades através da Linha da Beira-Baixa (Covilhã-Lisboa e vice-versa), saibam que vão poder contar com muito mais que a habitual “visita” do revisor aos vossos lugares. Vão também receber gratuitamente uma das coisas que de melhor se produz naquela região: pessêgos, nectarinas e cerejas.
As viagens prometem ser agora mais deliciosas, como maneira de promover a região da Serra da Estrela, uma das principais regiões frutícolas do país, em termos de variedade e qualidade.

Para os que apenas se lembravam daquela zona na altura do Inverno, por causa da neve, fica aqui evidenciada mais uma das suas características que pode perfeitamente ser um motivo de visita na altura do Verão.

Para todos aqueles que não vão para aquelas bandas, aconselho a levarem convosco uma peça de fruta ou um sumo de fruta. Não custa nada e faz bem.

in www.kaminhos.com

Thursday, July 26, 2007

Uma ida ao parque da fruta









Como vocês sabem, aqui no Fruticionismo dedicámo-nos em ajudar a promover a criação do Dia Nacional da Fruta. Já dedicámos aqui muitos posts a pedir-vos para votarem e, sobretudo, para que fizessem muito mais do que isso, resumidamente algo do tipo: comam mesmo fruta!

Bem, mas o que queria realmente mostrar-vos eram algumas fotos da iniciativa da Compal, na Av. Dos Aliados no Porto que foi temporariamente transformada no Parque da Fruta. Tratou-se de um espaço pedagógico e ao mesmo tempo lúdico, onde ao todo, 12 mil visitantes, entre crianças e adultos puderam aprender mais sobre todos os benefícios da fruta.

Desde um espaço de culinária dedicado a receitas simples com fruta e sumos de fruta (à semelhança daquilo que o nosso Micael tem feito), fantoches, pinturas e jogos electrónicos onde a fruta é sempre protagonista. Para os mais crescidinhos, estiveram profissionais de nutrição, que mediram o Índice de Massa Corporal e deram dicas para um alimentação saudável e ainda um bar “lounge” onde muitos sumos de fruta foram servidos (à volta de 100 mil doses de Compal Essencial).

Eu estive lá, comprovei e provei. Foi mesmo uma iniciativa deliciosa.

Ahhh, e se ainda não enviaram as fotos das vossas fruteiras, enviem para o email do Micael: micael.fruticionismo@gmail.com . Posso acrescentar que já há algumas bem interessantes... .

Wednesday, July 18, 2007

Sumos refrrescantes

Que calor!! Semprre que chega esta alturra do ano vejo-me e desejo-me para aguentarr o calorr que se sente onde querr que se esteja, mas prrincipalmente, na cozinha onde tanto tempo passo! Mas enfim, quem corre porr gosto, não cansa. Semprre que me sinto a “assarr”, nada melhorr que prrepararr um daqueles sumos naturrais tão bons e tão frresquinhos.

Hummm….magnifique!

Parra aquelas ocasiões em que se sintam também prrestes a derreter e tenham tempo parra fazerr um sumo destes, aconselho os seguintes:


Frresh Summerr

Ingrredientes:
- 2 cl de sumo de limão
- 2 cl de sumo de larranja
- 2 cl de sumo de ananás
- 1 cl de sumo de marracujá
- Gelo

Preparração:
Coloque no shakerr todos os ingrredientes com gelo. Agite e sirrva.


Sumo de Frrutos Exóticos

Ingrredientes:
- 100 g de morrangos
- 50 g de ananás
- 50 g de kiwis
- 1 larranja

Prreparração:
Lave, descasque e corte as frrutas. Trriture-as e passe o sumo porr um coadorr de forrma a eliminarr os grrumos. Sirrva bem fresco, claro!


Parra quem está com calorr mas também está com alguma prressa, porrque não tirrar do frigorrifico um sumo de frruta verrdadeirra bem frresquinha e beberr logo ali ou pelo caminho? É mais simples, igualmente rrefrrescante e clarro, delicioso!

Monday, July 16, 2007

Boas e más notícias

Um estudo recentemente divulgado, demonstra que, 27.814 crianças inquiridas com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos está 11 ou mais horas sem comer nada. Ou seja, em perfeito jejum. São muitas as que não têm por hábito comer nada antes de ir para a cama até à primeira refeição do dia seguinte.

Isto é preocupante porque implica um défice nos nutrientes necessários à capacidade de concentração e rendimento escolar dos mais pequenos, assim como é prejudicial para o seu normal desenvolvimento físico e cognitivo.

As boas notícias é que, o pequeno-almoço faz parte dos hábitos da grande maioria destas crianças. 98,5% dizem tomá-lo e 93,4% fazem-no em casa.
Mas o que é que comem, perguntam vocês?
Ok, comem algumas coisas menos saudáveis, como bolachas (54,1%), bolos (26,6%) e ainda batatas fritas (11,6%)!!!
Mas, para salvar a honra, 37,3% deles, afirmam incluir fruta no seu pequeno-almoço, o que é um sinal positivo nos hábitos alimentares praticados pelos mais novos.

Mas como vimos, ainda há algumas coisas que precisam de ser urgentemente corrigidas. Aquelas batatas-fritas, confesso que me chocaram, mas a questão fruta de certa maneira, acalmou-me.

Não há nada como um boa fruta logo pela manhã, é sempre a melhor maneira de começar o dia. Se ficaram na cama durante mais tempo e não têm tempo a perder, não deixem de comer fruta, por exemplo, no caminho. Porque não levarem um sumo perfeitamente capaz de garantir todos os nutrientes de uma peça de fruta? Só têm de escolherem o sabor!

Fonte: www.rr.pt

Wednesday, July 11, 2007

Tão bem vestida que ela vai

Não posso deixar de reparar numa das mais recentes campanhas publicitárias que circulam por aí, em que “vestem” as embalagens dos sumos de fruta Compal Light com criações exclusivas de alguns dos melhores estilistas do mundo da moda. A fruta já é uma coisa muito bonita, mas diga-se de passagem que, com esta alteração de look ela ficou muito mais apelativa ao olhar. O sabor esse continua magnífico mas agora equivalente ao seu renovado aspecto.

Quem a vir diz que ela vai para um desfile de moda, toda aperaltada, deslumbrante, enfim, esplendorosa como só a fruta sabe ser. Gostei muito de ver o que lhe fizeram, ela merece.

Quem não vai gostar são as outras embalagens na prateleira, vão-se roer de inveja por não terem uns vestidos assim.

Monday, July 09, 2007

O Bernardo ensina

Meus caros, não querendo que vocês tenham qualquer dúvida em relação ao maravilhoso mundo da fruta, deixo-vos aqui uma pequena compilação de expressões normalmente utilizadas no dia-a-dia por todos nós e que incluem nomes de conhecidas frutas.

- Ficar com um melão: não se trata de uma oferta à vossa pessoa deste tão delicioso fruto, mas sim de passar por um mau bocado, normalmente uma situação embaraçosa protagonizada por nós.

- Levar uma pêra: à primeira vista podia ser o acto de transportar esta fruta do ponto A para o ponto B. Nada mais errado. Significa ser alvo de um punho fechado que se desloca a velocidade elevada e que irá ter como desfecho uma desagradável sensação dolorosa. Não aconselho.

- Ir aos morangos: nem sempre associado à apanha do morango, é também utilizada para caracterizar um despiste rodoviário sem consequências graves ou, então, uma queda aparatosa.

- Ser um banana: ok, no meu caso é a mais pura das verdades, mas como nem todos se chamam verdadeiramente Banana, ser um banana não é prestigiante para a generalidade das pessoas. Um banana é alguém que se deixa levar facilmente por alguém, que obedece a tudo sem questionar o porquê e que não possui o poder de contra-argumentação.


Tanta fruta, tanta expressão, tanto sinónimo abriu-me o apetite. Acho que vou levar uma pêra…calma! Vou levar um sumo de pêra para beber no caminho!

Friday, July 06, 2007

Sumos e Água a postos para o Verão

Bem, já se sente cada vez mais os efeitos da chegada do Verão. A temperatura sobe e nós, claro, bem que nos queremos sentir mais fresquinhos. Chegam as t-shirts, as saias, os calções…enfim, tudo para que consigamos manter uma temperatura aceitável. O nosso corpo também ajuda de maneira automática através da transpiração. Mas para que esse mecanismo funcione na perfeição, precisamos de repôr os níveis de hidratação corporal entretanto perdidos nesse processo.

Portanto, nada melhor que beber muita água ou os nossos conhecidos sumos de fruta para combater a desidratação. O aconselhado em dias de calor, são 2 a 4 litros durante o dia, dependendo da estatura de cada pessoa, o tempo de exposição ao sol e o esforço físico realizado.

É muito importante estar alerta para esta questão, pois o consumo deficiente destes líquidos provoca cansaço, indisposição, pele e cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, alteração da pressão arterial, irritabilidade e insónias.

E eu agora pergunto: Quem é que se quer sentir mal durante o Verão? É tempo de aproveitar este sol, ir para a praia, relaxar…ninguém quer ficar doente fechado em casa ou pior ainda, num hospital! Portanto, já sabem, usem e abusem da água e dos sumos naturais, mais uma vez essenciais para o nosso bem-estar.

Fonte: www.correiomanha.pt

Wednesday, July 04, 2007

Velhos são os trapos e os melões!

Com a chegada do calor é preciso ter um pouco de mais cuidado com a fruta e a sua conservação. É sabido que uma temperatura alta pode comprometer a qualidade nutricional de uma fruta e, não só! É horrível comer uma laranjinha quente, uns moranguinhos a escaldar ou ainda um pêra a ferver. Enfim, há gostos para tudo, mas na generalidade, a fruta quer-se fresca. Mesmo que tenham passado mais de 2000 anos!!

Quer dizer, fresca, fresca, não estava, mas uns arqueólogos japoneses encontraram no Japão vestígios daquela que pode ser a fruta mais antiga alguma vez descoberta. Trata-se de uma fruta da família do melão que se supõe ter cerca de 2100 anos, que apenas sobreviveu ao passar dos anos porque ficou numa cavidade em vácuo abaixo do solo.

Claro que, mesmo conservada pelo vácuo, não é aconselhada a sua ingestão, uma vez que a mesma já não está no seu apogeu nutricional, digamos assim.

Aproveito e faço daqui o apelo para que tenham cuidado com o modo de conservação da fruta ou dos sumos de fruta e que prestem atenção aos prazos de validade dos mesmos. Apesar de fazerem muito bem à saúde, é necessário respeitar as indicações lá mencionadas para que usufruam ao máximo dessas qualidades benéficas.

Fonte: Kyodo News/AP

Monday, July 02, 2007

Fruto-dependentes

Mais um daqueles insólitos que, neste caso e pelas piores razões, envolve fruta. Já é conhecida a imaginação dos vários traficantes de droga para conseguirem desenvolver a sua actividade ilícita sem levantarem suspeitas. Desta vez, tiveram a ousadia de esconder 600 mil doses de cocaína (6 kg) numa arca frigorífica que continha fruta. A arca viajou desde Guiné-Bissau de avião e ficou retida no aeroporto de Lisboa. Os suspeitos já foram identificados e aguardam-se novos desenvolvimentos.

Isto é de facto, inadmissível. Não é de todo para isto que a fruta serve! Fruta e droga juntas?! É coisa que não entra na cabeça a ninguém. Estão em 2 pólos opostos. Uma pelo bem que faz e outra pelo mal de que é capaz.

E agora, o que vai acontecer a toda a fruta que ia na arca? Vai-se estragar? A droga já sabemos que foi apreendida, mas e a fruta? Será que alguém se lembrou de a preservar ou até mesmo consumir? Se não, foi um completo desperdício… .

Podiam tê-la enviado aqui para o blog, já que somos verdadeiros “fruto-dependentes”.

In DN-Online