Monday, June 25, 2007

Mostrra-me a tua que eu mostrro-te a minha

Parra que não haja confusões, estou a falarr de frruteirras...

Hoje não vou darr-vos nenhuma receita magnifique, mas vou darr-vos a oporrrtunidade de parrticiparrem num pequeno passatempo em que convidamos todos os nossos visitantes (vocês!) a enviarrem uma foto da frruteirra lá de casa parra que depois eu, a Patrícia e o Bernardo seleccionemos as 3 melhorres e as coloquemos aqui no blog. Convém que a frruteirra esteja bem rrecheada, já esse serrá um dos crritérrios mais imporrtantes parra atrribuir uma boa classificação. O design da frruteirra também... pois a frruta deve serr arrmazenada com estilo, como semprre costumo dizerr!!

Enviem as fotos com um tamanho máximo de 150kb parra o email: micael.fruticionismo@gmail.com com o vosso nome (pode serr o nome virrtual) e o respectivo blog (se tiverrem). As fotos vencedorras serrão colocadas aqui no blog a qualquerr momento. Parrticipem e estejam atentos aos rresultados.

E não se esqueçam, se ainda não assinarram a petição on-line para instaurrar o Dia Nacional da Fruta, façam-no aqui: www.diadafruta.pt, é essencial.

Friday, June 22, 2007

Fruta ao poder!

Quando votamos em qualquer coisa, precisamos saber os seus prós e contras, para podermos optar por aquela que parece ser a melhor escolha. Raras excepções, como na política, em que não se trata da melhor escolha mas sim da menos pior escolha, neste caso, a votação para dar à Fruta o seu Dia Nacional, apresenta apenas bons e fortes motivos para a sua eleição.

Vamos então, enumerar as razões pelas quais devem assinar a favor da instituição do Dia Nacional da Fruta em Portugal:

- Acabar de vez com os problemas relacionados com a má nutrição.

- Promover uma alimentação equilibrada.

- Fomentar novos hábitos (alimentação aliada ao exercício físico regular).

- Alertar desde cedo as crianças para a importância da fruta no seu desenvolvimento.

- Admitamos, vamos todos ficar com um melhor aspecto, mais fitness, mais saúde e mais praias “bem frequentadas”, só para dar um exemplo... .


Ok, este último ponto já é uma ligeira divagação minha, mas que até é possível! Votem a favor do Dia Nacional da Fruta através da vossa assinatura em www.diadafruta.pt. É essencial.

Wednesday, June 20, 2007

Todos pelo Dia Nacional da Fruta


Uma excelente notícia para todos os que, como nós aqui no Fruticionismo, são completamente adeptos de uma alimentação saudável, composta obviamente por muita fruta.
Uma reconhecida marca portuguesa, que até ja foi aqui mencionada anteriormente, vai levar a cabo uma petição junto da população para instaurar o Dia Nacional da Fruta no nosso país. A Compal pretende com esta acção incentivar e educar os portugueses para a educação alimentar sobre a fruta. No fundo, mais ao menos aquilo que nós temos vindo a fazer aqui no nosso blog, tanto que nem sei como é que não nos lembrámos nós desta ideia!

Para além da petição on-line de assinaturas (são necessárias mais de 4 mil, portanto, quero ver todos a votar), a Compal também vai assinar um Protocolo de Cooperação com a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular – Ministério da Educação para promover o consumo de fruta e sumos de fruta a mais de 18 mil crianças, divididas entre lares de crianças e escolas desafavorecidas. Vai também ser montado o Parque da Fruta no próximo dia 27 de Junho, na Avenida dos Aliados no Porto, para assinalar esta iniciativa.

Aqui no blog, vamos também dedicar-nos a acompanhar e a promover a campanha pelo Dia Nacional da Fruta. Como não podia deixar de ser, queremos que este dia seja instituído e, principalmente, que sirva para melhorar os hábitos alimentares de todos nós.

Votem em www.diadafruta.pt, é essencial.

Monday, June 11, 2007

A Larranja é a base

O rresto adicionamos nós! E é tão fácil de o fazerr e tão delicioso de comerr. Hoje trrago 2 rreceitas muito muito simples de preparrar, ideais parra qualquerr sobrremesa ou lanche. Experrimentem que vão adorrar.


Larranjas com Canela

Parra 1 pessoa

Ingrredientes:

Larranja (100g)
Canela q.b.

Prreparração:

1º Descascarr e lavarr muito bem a larranja.
2º Corrtarr em fatias muito finas.
3º Disporr numa taça de vidrro, sucessivas camadas de rrodelas de larranja, polvilhadas com canela em pó.

E voilá, esta já está prrontinha! Vamos à prróxima.


Larranja com Requeijão

Parra 1 pessoa

Ingrredientes:

Larranja (50g)
Requeijão (80g)
Canela q.b.

Prreparração:

1º Descascarr e lavarr muito bem a larranja.
2º Corrtarr em fatias finas.
3º Amassarr o requeijão juntamente com a canela.
4º Num prrato, enfeitam-se as rrodelas com o requeijão/canela.

E num instantinho, ficarram com 2 sobrremesas prrontas a fazerrem as delícias de todos.

Bon apétit.

Tuesday, June 05, 2007

Mamã, coma Maçã!

Para as futuras mamãs que lêem o nosso blog, aqui vai uma dica importante para garantirem a saúde do bebé que aí vem.

Os pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, entrevistaram 2000 grávidas sobre os hábitos alimentares delas e depois acompanharam de perto a saúde dos seus filhos durante 5 anos.

Os resultados comprovaram que as mães que comeram muita maçã durante a gravidez, tiveram filhos com menor propensão para desenvolverem asma. 4 ou mais maçãs por semana ingeridas por estas mamãs demonstraram ser relevantes nos resultados obtidos em comparação com as mães que comeram a fruta menos de uma vez por semana.

Fica mais uma vez comprovada a importância da fruta para garantir a saúde dos grandes, dos pequenos e daqueles que ainda nem sequer nasceram, ainda por cima porque é muito fácil fazê-lo. Um sumo de verdadeira fruta de maçã é uma alternativa tão válida para obter os mesmos resultados que se obtiveram neste estudo.

Fantástico.


Fonte: www.bbc.co.uk

Friday, June 01, 2007

Ando muito viajada!

Alguns de vocês talvez já tenham dado pela minha ausência aqui no blog, mas tive fortes motivos que me obrigaram a fazer tal coisa. Passo a explicar.

Como vocês sabem, eu sou descendente directa da nobre dinastia Pêra, bastando para isso, reparar no meu apelido. Eu como embaixadora oficial, represento todas as gamas de pêra que existem. Uma delas, a pêra Rocha, é particularmente apreciada além fronteiras. Só a sua exportação correspondeu a uma facturação de 40 milhões de euros durante o último ano. Mercados como o brasileiro, inglês, irlandês, francês e russo fazem parte do destino de 40% de toda a produção de pêra Rocha nacional, sendo que, de todas as frutas e hortaliças, o principal produto de exportação do país é a pêra.

É normal que eu, como representante oficial desta grandiosa fruta 100% portuguesa, tenha tido de me deslocar pessoalmente a estes países para manter a política de boas relações e garantir uma alimentação correcta a todos os seus habitantes.

Para quem não está bem a ver de que fruto é que estou para aqui a falar, a pêra Rocha é um “tipo de pêra de cor amarela clara com pigmentação homogénea, com uma polpa branca, macia, granulosa, doce, não ácida, suculenta e de perfume levemente acentuado.”

Quem já passou por ela e não a viu, talvez a tenha visto ali para os lados dos lineares dos sumos de fruta, como quem vai para a secção dos néctares. Um deles, o Compal Clássico Pêra, descende directamente desta “dinastia” Rocha e é, curiosamente, o único néctar no mercado que deriva de tão nobre linhagem. Experimentem provar que não se vão arrepender da qualidade deste “herdeiro”.

Bem, mas agora que já estou mais aliviada em termos de agenda, prometo estar mais presente aqui no blog.