Friday, October 26, 2007

Fruta, infelizmente, um hábito de elite

Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNA) no âmbito do projecto europeu “Pro Children”, o consumo diário de fruta e produtos hortícolas em Portugal é superior na população com um nível de escolariedade mais elevado e nas classes sociais mais altas.

O estudo teve como objectivo avaliar o consumo de frutas e produtos hortícolas por crianças dos 11 aos 13 anos e pelos seus pais.

As 1853 mães que participaram no estudo, consomem uma média diária de 221 gramas de fruta e 171 gramas de vegetais, apesar da média recomendada pelo Organização Mundial de Saúde ser de, no mínimo, 400 gramas por dia destes alimentos.

Mesmo assim, Portugal, comparativamente com os restantes países que integraram o estudo, está numa posição favorável.


E depois de ler isto, pergunto: Mas porque é que a fruta ainda não faz parte do consumo diário habitual de todas as famílias portuguesas e estrangeiras? A fruta não tem nada de elitista e é um bem acessível a todos nós. Os seus benefícios estão mais que comprovados e não é necessário ter um nível de escolariedade mais alto ou pertencer a classes socias de topo para o perceber.

Vamos lá mostrar que a fruta é como o Sol. Quando nasce, é para todos!

in www.diariodigital.sapo.pt

4 Comments:

At 9:27 AM, Blogger Beko the Great said...

Há uns tempos atrás, qualquer família no campo tinha as suas árvores de fruto e os seus produtos hortícolas. Os campos foram abandonados, e acabou-se muito do consumo "livre" de fruta. 400 gramas de fruta por dia? Não sei, mas devo andar lá perto...

Excelente post. E excelente blog... Nunca pensei que houvesse tanto para dizer da fruta!

Fiquem bem ;)

 
At 3:15 PM, Blogger Nanny said...

Talvez porque se come demasiado depressa e em quantidades excessivas... já não sobra barriguita para a fruta!

Beijocas

 
At 11:10 AM, Blogger Joana Pinheiro e Luísa Álvares said...

Eis aqui um texto muito interessante!
Esperemos que as pessoas fiquem mais sensibilizadas e que adoptem novos e adequados hábitos alimentares com a entrada num novo ano.
Desde já aproveito para vos desejar umas boas entradas.
Joana Pinheiro

 
At 12:40 AM, Anonymous Anonymous said...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

 

Post a Comment

<< Home