Friday, July 28, 2006

Tal pai, tal filho

Hoje estou um bocado chateado. Aliás, muito chateado.

Vim agora do centro comercial e encontrei uma imagem da “família do futuro” a lanchar, pai e filho.
O pai com aproximadamente 35 anos, 1,75m e 120 kilos.
O filho com aproximadamente 11 anos 1,40m e 80 kilos.

Estes dados podem não estar muito precisos mas não preciso muito para perceber que eram os dois redondos. E não me digam que é um problema de metabolismo ou de hormonas.

Não me digam isso, porque estavam os dois a comer hamburguers a transbordar de maionese, que já tinha pingado para as calças do rapaz.
A maionese com carne vinha embrulhada num pão que trazia sementes de sésamo para induzir àquela bebida açucarada que vem em copos de quase meio-litro.
Para acompanhar um pacote de batatas fritas carregadas daquele molho parecido com molho de tomate ao olho humano.
Para finalizar um gelado coberto com um molho de chocolate.

A refeição do rapaz tinha mais calorias do que ele necessita para uma semana, já que o maior desporto que fez nos últimos meses terá sido agitar os braços depois do Ricardo ter defendido um penalti contra os ingleses.

Naturalmente que cada um de nós tem o direito de comer as porcarias que quiser e estragar a sua vida. Mas os nossos hábitos vão prejudicar os nossos filhos e os filhos deles. Se, para além disso, ensinarmos os mesmo maus hábitos que nós temos estamos a retirar-lhes todas as hipóteses de terem uma vida saudável.

Para mim dar estes tratos aos filhos é dar maus tratos e deve ser visto da mesma forma que as agressões físicas.

Acreditem que não digo isto por não perceber o quanto pode ser difícil emagrecer. É exactamente pelo contrário. É porque também eu tenho muitas dificuldades e só com muito sacrifício e muito apoio da Patrícia é que vou mantendo um peso aceitável, é que me revolto com estas situações.

Perdoem-me se hoje não estou muito divertido mas...

Os pais têm a obrigação de dar uma educação alimentar aos seus filhos.

Dieta para os comedores compulsivos

Se tiver problemas de obesidade deve consultar um nutricionista e descobrir a combinação ideal de alimentação com desporto para o seu caso específico.

Contudo, ficam aqui alguns conselhos para os comedores compulsivos.

Como devem imaginar este não é um termo muito científico, mas define aquelas pessoas que comem quando têm comida à frente.
Não comem porque têm fome, desejo ou gula. Comem apenas porque sim.
Funciona quase como um tique inconsciente.

Estas pessoas quando estão em casa ficam com um grave problema pois vão ao frigorífico de 10 em 10 minutos e comem indiscriminadamente.

Se se identifica com este padrão, deixo aqui uma possivel solução:

Comece por eliminar todos os alimentos desaconselhados da sua dispensa e frigorífico, deixando apenas aqueles que têm de ser cozinhados.

Livre-se de doces, chocolates, bolos, bolachas e biscoitos, queijo, cremes para barrar e fatias de carne para por no pão. Já sabe que se tiver estes produtos à frente vai acabar por recorrer a eles frequentemente.

Vá as compras depois de comer (para não ser conduzido/a pela fome) e compre muitas variedades de fruta. É importante que tenha sempre grandes variedades de fruta.

No caso de pessoas que estão em casa sem fazer nada o ideal é ter algum trabalho a preparar a fruta, como descascar uma pêra, lavar uma maçã ou espremer uma laranja para fazer um sumo. No caso das pessoas que trabalham em casa, cuidam de crianças ou jogam play station e ficam sem tempo para preparar a fruta, sumos de fruta ou a fruta em boiões, que agora está muito na moda, podem ser a solução ideal.

Convém acrescentar que não é aconselhável a ninguém ficar o dia inteiro em casa. Mesmo que tenha de ficar em casa e não tenha problemas de obesidade deve, no mínimo, dar um passeio de 10 minutos todos os dias. É essencial para o bem estar mental, físico e emocional.

Muitas vezes com os meus clientes estes pequenos hábitos e a ida ao ginásio 3 vezes por semana são o suficiente para entrarem num ciclo saudável.

Thursday, July 27, 2006

Porque razão os Americanos são obesos:

Já ouvi imensas teorias que tentam explicar a obesidade dos americanos. Uns dizem que são os hamburgueres, outros dizem que é a indústria do entretenimento, outros dizem que é o espírito competitivo, mas na verdade não é nada disso.

Tem a ver com algo muito mais enraizado na cultura.

Já alguma vez viram os nomes que os americanos chamam às mulheres?

São nomes como “honey”, “sugar”, “blueberry pie” que em português significam mel, açucar e tarte de amoras.

Vocês nunca viram um holandês a chamar à namorada “minha querida stroopwofel” ou um alemão chamar “minha doce applestrudel”.

É verdade que nós os Portugueses também não somos dos melhores a mandar piropos, mas acontece que chamar jóia do alto de um andaime ou flor de um carro em movimento tem muito menos consequências que dar nomes de comida rica em gorduras e sacarose.

Quando um americano se vê sem a sua “cream cookie” vai necessitar de compensar indo à loja mais próxima comprar uma dose industrial de bolachas com creme.

Portanto, se começarmos a chamar as nossas namoradas de “laranja sumarenta” ou “melancia madura” estaremos a certificar-nos que no futuro iremos ter uma alimentação mais saudável.


Agora a sério:

A obesidade mórbida não é uma característica, é uma doença grave. Devemos levar este problema a sério investindo na prevenção e os pais são os principais responsáveis por esta epidemia.

Friday, July 21, 2006

Jogo de Fruta

Agosto vem aí e há sempre uns desgraçados que ficam no escritório a fingir que trabalham.

E é sempre nessa altura que o ar-condicionado avaria e a pessoa responsável está de férias no Algarve.

Mas eu lembrei-me de vocês e deixo aqui este joguinho para não desanimarem

Wednesday, July 19, 2006

Radicais Livres e Anti-Oxidantes

Ao contrário do que ponsam pensar este não é um post político.

Radicais livres são moléculas instaveis que possuem um número impar de eletrões e por isso reagem a tudo o encontram pela frente para roubar um eletrão.

Os radicais livres têm alguns efeitos positivos como combater vírus e bactérias dado o seu carácter destrutivo, mas os seus principais efeitos são efeitos degenerativos como o envelhecimento ou o aparecimento de cancro.

Os responsáveis pelo combate aos radicais livres são os anti-oxidantes que podem ser produzidos no nosso organismo, ou ingeridos na nossa alimentação como é o caso do Beta-caroteno e das vitaminas C e E.

O beta-caroteno faz parte dos componentes da vitamina A, mas esta pode ser perigosa quando em excesso, enquanto que os componentes isolados não o são. Por isso, aconselhamos que procure especificamente por Beta-caroteno nos seus alimentos.

Se quiser atingir longevidade num corpinho jovem, o ideal é ingerir muitos anti-oxidantes. Pode encontrá-los em outros alimentos como o repolho ou beterraba, mas como a maioria de nós não aprecia estes vegetais o ideal mesmo é comermos fruta.
E as frutas que contêm mais anti-oxidantes são, na respectiva ordem:

Morango
Ameixa
Laranja
Uva
Maça
Tomate
Banana
Pêra
Melão

Tuesday, July 18, 2006

Fruta em estado sonoro

Vocês não vão acreditar, mas existe uma banda musical de sucesso que se chama “fruta”. É verdade, eles chamam-se fruta, ou como se diz em estrangeiro “fruit” e nós no fruticionismo não podíamos deixar passar isto em branco.

Não tem nada a ver com os “morangos com açucar” nem com os “desert”, nem tão pouco é uma banda infantil.

Mas como para tudo na vida, também para isto existe uma explicação: é que eles são da Austrália.
E viver na Austrália é complicado. Num momento estamos muito bem a observar os cangurus aos saltos, no outro temos que começar a correr para fugir de um crocodilo onde estávamos sentados a pensar que era um tronco.

Fico eu aqui a pensar se os Xutos e Pontapés teriam tido o mesmo sucesso se fossem chamados de “castanhas assadas” ou “ameijoas à bulhão pato”.

Mas a verdade é que os Fruit estão realmente a ter sucesso e vale a pena passar pelo site deles para ouvir a música.

Eles definem-se como “exquisite harmonia” o que me deixa na dúvida se isso significa harmonia esquisita, o que até fazia sentido, ou simplesmente harmonia fora do vulgar.

Seja como for a expressão assenta que nem uma luva, porque a música deles é bastante melódica, conseguindo fugir ao banal da música pleasant e com bastante qualidade.

Tuesday, July 11, 2006

Não comer fruta é a 5ª causa de morte

Segundo a Organização Mundial de Saúde não comer fruta é a 5ª causa de morte em Portugal.

À primeira vista poderíamos pensar que se falava apenas dos países de terceiro mundo, mas a verdade é que este “flagelo” atinge também países desenvolvidos. Mas uns não comem porque não têm, enquanto os outros não comem porque não estão para isso.

Os radicais livres são molélucas oxigenadas tóxicas que destroem o nosso organismo ao nível celular. São produzidos essencialmente em consequência de factores como fumar, stress, poluição e a exposição excessiva a raios solares.

A Fruta tem um efeito anti-oxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres graças à sua abundância em vitaminas A, C, E e Beta-Caroteno.

As estatísticas indicam que o consumo regular de fruta diminui em 21% o risco de deonças cardio-vasculares e em 19% o risco de cancro gastro-intestinal.

Mas mais do que isso tem um efeito genérico sobre a nossa saúde, ajudando-nos a manter jovens, activos e saudáveis. Tem ainda o bónus extra de nos ajudar a manter a pele macia e o corpo elegante.

A dose recomendada é de 3 a 5 peças por dia, mas a maioria dos Portugueses passa dias ou semanas sem comer uma única peça de fruta. Quando se pergunta a alguém porquê, ouve-se logo a resposta que não têm tempo para descascar e lavar, pois levam uma vida demasiado acelerada.

Mas com as alternativas e possibilidades que temos hoje em dia já não há desculpa.

Monday, July 10, 2006

Quando se deve comer fruta? resposta à Fruticionada

Olá Fruticionada.
Bela questão que colocas.

Então vamos por partes:
Não existe nenhuma regra específica para fruta. A fruta é óptima e pode ser consumida em qualquer altura do dia. Mas tudo depende da forma como se estrutura o dia em termos de refeições. Tendo sempre por base a riqueza da fruta (rica em vitaminas, minerais e fibra, etc) mas também em hidratos de carbono de absorção rápida (frutose), é sempre conveniente ingerir fruta no contexto de uma refeição, mais do que comida isoladamente.

Mas vamos ver os vários cenários:

- Antes da refeição tem o benefício de ajudar a saciar o apetite (um papel que na nossa cultura é bem atribuído à sopa);

- Consumida no final fica acautelada a absorção de hidratos de carbono (frutose), sendo por isso um momento excelente para consumir fruta;

- O intervalo das refeições pode ser um outro momento excelente para consumir fruta, desde que acompanhada de um outro hidrato de carbono, mas de aborção lenta como é o caso do pão. O mesmo serve para o pequeno-almoço.

Em resumo...a fruta é óptima e pode ser consumida em qualquer altura.

Tuesday, July 04, 2006

Qual é a forma mais divertida de comer melancia ?

Qual é a forma mais divertida de comer melancia?

Digam o que disserem, para uma melancia ser bem saborosa temos de ficar com um ou dois caroços dentro das orelhas. É esse o processo natural e inato.

Ao darem a uma criança o seu primeiro figo ele vai perguntar como é que se come, mas se em vez disso lhe derem uma fatia de melancia, ela vai aplicar de forma inata a técnica combinada de “carga e badalo”.

Não vos querendo chatear com pormenores técnicos, a técnica “carga e badalo” começa numa primeira dentada aplicada no centro do objecto. Mas não pode ser uma dentada qualquer. Tem de ser uma dentada de fazer a personagem principal do “Tubarão V” morrer de inveja, acompanhada de pequenos sons de desejo por devorar tão deliciosa fatia.

A esta abordagem que atinge o centro de forma implacável damos o nome de “carga”.

Após contacto e execução bem sucedida da primeira fase damos início à segunda que dá pelo nome de badalo.

Mantendo a melancia no mesmo local, rodamos a cabeça em angulos semelhantes de 45º a cada lado. Facilmente se reconhece um amador por movimentar a fatia em vez de rodar a cabeça, ou ainda pior, combinando os dois movimentos sem qualquer noção de estilo.

Outra técnica, que aprecio pela sua elegância dá-se pelo nome de meia-cara. A técnica meia-cara é muito útil para quem possua um abcesso ou tenha adormecido ao sol deitado de lado e ficado com valente escaldão apenas numa face.

A correcta aplicação da técnica meia-cara depende essencialmente de conseguir assentar bem a fatia logo ao primeiro movimento, ficando uma das extremidades na boca, a outra junto ao cabelo e uma das orelhas coberta.

De seguida, desloca-se progressivamente a fatia certificando sempre que nenhum bocadinho de melancia chega a tocar na outra face.

Para se ser bem sucedido é necessário fazer pressão de forma a não deixar nenhum pedaço junto à casca.

No caso de estarmos a aplicar esta técnica devido a um escaldão como tinha sido mencionado, o resultado deverá ser uma tonalidade igualmente avermelhada nas duas faces.

Depois de conhecer estas técnicas você já não tem desculpas para não comer fruta.

Sunday, July 02, 2006

Sejam Bem vindos ao Fruticionismo

Sejam bem vindos ao blog Fruticionismo.

Os autores do Fruticionismo, eu e o Bebé, somos amigos há muitos anos e agora decidimos abraçar um novo projecto com unhas e dentes.

Enquanto profissionais do nutricionismo partilhamos esta convicção de que a fruta é um alimento essencial na nossa alimentação.

Este cocktail de amizade e convicção deu-nos razões mais do que fortes para criarmos este blog .

Quando olhamos para os problemas da nutrição, não basta perceber os problemas daquilo que comemos. Temos também que nos preocupar com as consequências daquilo que não comemos.

Naturalmente, que a fruta não é o único grupo alimentar que está em falta na maioria das dietas portuguesas, mas foi sobre este que decidimos nos focar. Afinal de contas, qual era a piada de fazer um blog onde se falava de couves e hortaliças ?

Temos como objectivo promover bons hábitos, divulgar conhecimento científico, mas também passar um bom bocado a partilhar ideias, umas vezes a ensinar, outras vezes a aprender.

Desejamos que seja uma leitura muito interessante, mas também agradável para todos e sintam-se à vontade para nos colocar quaisquer perguntas sobre o valor nutritivo da fruta.

Gostariamos também receber comentários de outros nutricionistas quer concordem ou não connosco.

Boas leituras neste blog cheio de sumo.