Monday, December 18, 2006

Casca de tangerina na medicina chinesa

Como vocês já sabem, estive constipado. Mas com uma daquelas constipações que sustentam uma fábrica de lenços. Como não gosto muito de tomar comprimidos constantemente, decidi dar uma hipótese à medicina chinesa.

Fui a um terapeuta português aqui na zona que me disseram que era muito bom. Para ser sincero sou um bocado céptico, mas gosto de dar o benefício da dúvida e posso dizer que saí de lá mais convencido.

Primeiro fez-me umas perguntas e depois viu-me os pulsos. Devia estar a certificar-se que eu estava vivo.
Logo de seguida largou a medicina para passar à tortura chinesa. Pois é, começou a fazer pressão nos pés que doia tanto que eu gritava, transpirava, subia pela cadeira e rogava prágas a todos os micróbios que me levaram ali naquele dia.
Claro que a Patrícia tendo já ouvido falar desta parte quis ir e ria-se com aquele sorriso malandro a cada salto que eu dava.

Tive ainda direito a uma agulhas e umas massagens a dar para o violentas, logo no 1ª dia.

Não sei bem se foi da tortura, mas a verdade é que eu saí de lá a sentir-me muito melhor, pronto para outra.
Entretanto o terapeuta avisou-me que aquilo era sol de pouca dura, receitou-me uns produtos naturais e explicou-me que a regulação da temperatura do meu corpo é que não está a funcionar bem. Ou seja, estou com o termóstato avariado.

E uma das melhores formas de contribuir para o aquecimento do corpo é através de chá de casca de tangerina. Claro que se não houvesse fruta pelo meio, nem este post vinha para aqui.
Raspa-se um bocadinho da casca e mete-se em água a ferver como qualquer chá. Devo já dizer que fica muito bom.

Quem quiser um chá mais elaborado junta-lhe raiz de gengibre e alfazema. Conseguem encontrar estes dois ingredientes em qualquer loja de produtos naturais. A raiz de gengibre tem o mesmo efeito da casca de tangerina e a alfazema relaxa os músculos que entretanto ficaram tensos do frio.

Quando eu me queria vir embora, estava a Patrícia a começar a entusiasmar-se. Pelos vistos, a medicina chinesa também considera a fruta extremamente importante,
Eu saí contente e convencido que este inverno vou passar menos frio que nos outros anos.

4 Comments:

At 12:31 AM, Blogger Sandra said...

Tenho que experimentar esse chá! Eu sofro tanto com o frio :p

 
At 5:18 PM, Anonymous luis galego said...

não há dúvida que este blog é para mim uma pequena e deliciosa enciplopédia....Bom ano...

 
At 7:16 PM, Blogger Naeno said...

Vou, a partir de agora, já hoje, sem sacanagem não estou me sentindo bem, um início de gripe, fatalmente. Já hoje experimentarei.

Um beijo na pele do teu coração

Naeno

 
At 4:40 AM, Blogger Laura Bernardes said...

Grata pelas dicas do chá. Estou plantando tangerina em casa há cerca de dois anos e já estou com 60 pés. Adoro essas frutas e estou muito contente em cultivá-las.

 

Post a Comment

<< Home