Thursday, August 10, 2006

há dietas e dietas

As férias chegaram finalmente e está na altura da prova de fogo.
É altura de saber se as dietas em que tanta gente embarcou teve resultados.

O mais provável é que tenha tido resultados, mas que os custos sejam muito maiores. Produtos milagrosos não faltam para aí, mas poucas pessoas conseguiram perder peso de forma saudável e o mais provável é que recuperem tudo o que perderam nos primeiros gelados.

Os nutricionistas podem discutir em algumas coisas, mas quando se fala de perder peso só há uma forma equilibrada de o fazer e é através de desporto e alimentação cuidada.

A segunda regra para perder peso de forma saudável é não começar em maio para estar magra/o em Agosto. Na verdade quem tem problemas de peso deve começar hoje com um estilo de vida saudável para estar sexy no próximo verão.
O nosso corpo não está preparado para perdas de peso radicais e acabamos a sofrer muito mais física, mental e emocionalmente se o fizermos.

Se aprendermos a respeitar e amar o nosso corpo ele irá nos recompensar por isso.

O desporto tal como a alimentação deverá ser visto com moderação. Para pessoas sedentárias é aconselhável começar com desporto 3 vezes por semana exercício de intensidade média ou baixa. Intensidade baixa não quer dizer que se faça meia hora de tai-chi e depois se coma uma fatia de cheese cake.
É importante saber gerir o cansaço de forma a que a sensação de pós-treino seja de prazer e não de sacrifício, embora as primeiras semanas sejam sempre um pouco duras.
Também convém lembrar que a duração do exercício é mais importante do que a intensidade do exercício. Andar depressa ou correr moderadamente durante 40 minutos permite perder mais peso que sprintar durante 20 minutos. Ao atingirmos níveis de batimentos cardíacos demasiado elevados entramos num processo anaeróbio que não ajuda a perder peso.

Para pessoas com dificuldades devido ao peso ou à idade, exercícios na água (como hidroginástica ou natação) são óptimos. Mas lembrem-se que nem todos gostamos do mesmo e encontrar uma actividade com que nos sintamos bem é fundamental para nos sentirmos motivados e voltar mais vezes ao ginásio.

O resultado de fazer desporto e comer de forma saudável durante alguns meses é que se torna um hábito, melhora a nossa disposição e após algum tempo já nem temos de ter a preocupação com o nosso corpo. O esforço desaparece e o estilo de vida saudável passa a ser um prazer.

Comer muita fruta, cortar nas gorduras e fazer desporto regularmente são a forma de alcançarmos uma forma de estar na vida agradável, ganharmos e mantermos o corpo com que sempre sonhamos.

5 Comments:

At 8:04 PM, Blogger Sonia Almeida said...

Vou ver se começo este verão, para estar melhor no próximo. Hidroginástica com ela. e frutinha... o problema são os legumes, que eu odeio :(
beijinhos

 
At 11:49 PM, Blogger BichinhoS da Fruta said...

Olá! Obrigada pela visita ao meu Bichinho da Fruta. Que blog saudável, o vosso!!! Adoro fruta, principalmente aquela que temos agora no Verão. Quanto ao exercício físico, já fui menos preguiçosa. Vamos ver se me passa a preguiça com a leitura do vosso blog :)))
Bjs e continuem!!!!

 
At 12:42 AM, Blogger Tester said...

Isso dos legumes é uma questão de hábito, mas podes sempre procurar formas de os cozinhar que sejam saudáveis e, ao mm tempo, saborosas.
Força nisso!

 
At 12:02 PM, Blogger «« said...

mais do que dietas, importa mudar os hábitos alimentares, mudar mentalidades, tornando a gente mais responsável

 
At 4:48 PM, Blogger Maariah_r said...

Olá. Obrigada pela visita.

Gostei do teu / vosso blog. Virei mais vezes. :)

 

Post a Comment

<< Home