Wednesday, July 19, 2006

Radicais Livres e Anti-Oxidantes

Ao contrário do que ponsam pensar este não é um post político.

Radicais livres são moléculas instaveis que possuem um número impar de eletrões e por isso reagem a tudo o encontram pela frente para roubar um eletrão.

Os radicais livres têm alguns efeitos positivos como combater vírus e bactérias dado o seu carácter destrutivo, mas os seus principais efeitos são efeitos degenerativos como o envelhecimento ou o aparecimento de cancro.

Os responsáveis pelo combate aos radicais livres são os anti-oxidantes que podem ser produzidos no nosso organismo, ou ingeridos na nossa alimentação como é o caso do Beta-caroteno e das vitaminas C e E.

O beta-caroteno faz parte dos componentes da vitamina A, mas esta pode ser perigosa quando em excesso, enquanto que os componentes isolados não o são. Por isso, aconselhamos que procure especificamente por Beta-caroteno nos seus alimentos.

Se quiser atingir longevidade num corpinho jovem, o ideal é ingerir muitos anti-oxidantes. Pode encontrá-los em outros alimentos como o repolho ou beterraba, mas como a maioria de nós não aprecia estes vegetais o ideal mesmo é comermos fruta.
E as frutas que contêm mais anti-oxidantes são, na respectiva ordem:

Morango
Ameixa
Laranja
Uva
Maça
Tomate
Banana
Pêra
Melão

2 Comments:

At 7:57 AM, Anonymous Anonymous said...

As frutas são excelentes fontes de antioxidantes mas não são as melhores.
Na Alemanha, França e já em Portugal está-se a usar alimentos com adição de farinha da graínha da uva (bolachas, massas...) que contêm 50 vezes mais antioxidantes que a vitamine E

 
At 9:13 PM, Blogger Nuno Couto said...

E a cenoura, ninguem se lembra da cenoura?

 

Post a Comment

<< Home